O componente curricular de Raciocínio Lógico tem como objetivo despertar o interesse e atenção dos estudantes por meio de atividades lúdicas, situações-problemas desafiadoras e criativas que possibilitem a compreensão de princípios matemáticos e suas apilicações cotidianas tornando esse estudante um cidadão melhor que antes. Aborda desafios matemáticos que estimulam o raciocinio mental, a curiosidade, o interesse e a habilidade de solucionar problemas.

Para o desnvolvimento do RL os conteúdos precisam abordar e serem apresentados a partir dos seguintes tópicos:

Resolução de problemas: Elaboração do planejamento;

Cálculo: envolve estimativas, aproximações, exatidões de resultados. Utilizando recursos diversos, tais como calculadores, computadores e outras tecnologias;

Argumentação: envolve justificativas, contestações e conjecturas, em cima de diversos modelos matemáticos existentes;

Linguagem matemática: o instrumento de leitura, para interpretação e representação da realidade e também a comunicação de idéias.

Itens a serem utilizados e trabalhados:

2o ano: jogos de combinatória, jogo da memória, classificação e seriação de objetos (tamanho, cor, espessura), jogo de encaixe, jogo de trilha, quebra cabeça, caça ao tesouro, problemas com desafios, jogos de dados (somig 2, somig3, somig4, somig5), Sudoku 4x4 e desafios com blocos lógicos.

3o e 4o anos: jogo dos 7 erros, Sudoku 6x6, Torre de Hanói, Tangran, Desafios com probabildiade e combinatória, desafios com palitos, quebra cabeça, caça ao tesouro, calculadora quebrada, jogos de adivinhação, jogos de dados(somig4, somig5, somig6, contig), jogos de dominós, jogos de tabuleiro (Onça, Alquerque, Dama, Xadrez), jogos de contagem (NIN, Kalah), pega varetas, jogos de cartas.

5o e 6o anos: jogo dos 7 erros, Sudoku 6x6, Torre de Hanói, Tangran, Desafios com probabildiade e combinatória, desafios com palitos, quebra cabeça, caça ao tesouro, calculadora quebrada, jogos de adivinhação, jogos de dados(somig6, contig, multipliq, PIG), jogos de dominós, jogos de tabuleiro (Onça, Alquerque, Dama, Xadrez), jogos de contagem (NIN, Kalah), pega varetas, jogos de cartas, Softwares educativos (Campo minado, boliche da tabuada, e muitos outros).